quinta-feira, 26 de março de 2009

Etapa 1 - Vocabulário Estatístico

P.: O que é a POPULAÇÃO estatística? O que uma AMOSTRA da população? Apresenta dois exemplos de estudos estatísticos onde seja necessário recorrer a uma amostra da população. Nesses exemplos deverás identificar claramente a população e a amostra.
R.: POPULAÇÃO é o conjunto total de pessoas que é inquirido (país, cidade, aldeia). Este tipo de estudo é o mais preciso, pois todos são interrogados e obtêm-se um resultado muito mais realista do que uma amostra.
AMOSTRA é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjunto constituído de indivíduos, acontecimentos ou outros objectos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. Por Andreia

P.: Que cuidados deveremos ter quando escolhemos uma amostra?
R.: Devemos ter o cuidado de escolher pequenas partes de locais diferentes, caso contrário os resultados podem influenciar a pesquisa positiva ou negativamente, não sendo esse um resultado completamente verdadeiro, pelo que por vezes, mais vale recorrer a um censo.
Por Rui Moreira

P.: O que é uma VARIÁVEL estatística?
R.: Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos. Ex.: estudo sobre o número de mulheres que utilizam cremes de beleza (quais os cremes e suas quantidades)
Pode ser qualitativa ou quantitativa.
Variável Qualitativa: São aquelas que se baseiam em qualidades e não podem ser mensuráveis numericamente. Ex.: cor dos olhos, cor do cabelo, cor preferida,...

Variável Quantitativa: São aqueles que definem números ligados à vida real. Ex.: número de pessoas com a mesma idade, número de pessoas com sapatilhas iguais,...

Por Fátima

2 comentários:

  1. :)
    Estão a trabalhar muito bem, estou a gostar do vosso blogue: bem organizado e com aplicações variadas.

    Andreia: a definição de "População" que colocaste enquadra-se no âmbito das Ciências da Natureza ou da Biologia. Em Matemática, "População Estatística" tem um significado ligeiramente diferente... consegues dar-me a definição correcta? Acho que sim :)

    De resto, nada a apontar!

    Continuação de bom trabalho!
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Olá de novo!

    Muito bem Andreia. Agora a definição de "População estatística" está correcta! :)

    Fátima: verificaste, e muito bem, que há dois tipos de variáveis estatísticas - quantitativas e qualitativas - mas faltam-te duas coisas:
    1º) definir o que é uma "variável estatística" e dar dois exemplos;
    2º) dar um exemplo de cada tipo de variável: exemplo de uma variável quantitativa e um exemplo de uma variável qualitativa, ok? ;)

    De resto, como já havia dito antes, estão a trabalhar muito bem!

    Catarina

    ResponderEliminar